PELO RASTO DA MATREIRA

A Matreira nasceu da vontade de partilhar os sabores únicos da Beira Alta com o resto do mundo. Aqui encontram-se variedades de árvores antigas cujo fruto porta em si um sabor sublime que se tem vindo a apurar ao longo de centenas de anos.

Os produtos Matreira são artesanais e provenientes dos vales do Côa. Confeccionados com amêndoas e azeitonas de variedades autóctones da região do Douro, oferecem um sabor único dado às características singulares desta zona de solos xistosos e microclima peculiar.

Os produtos de amêndoa são feitos com variedades raras que crescem espontâneas nos vales. As variedades Casa Nova e Marcelina, apesar de se encontrarem ameaçadas pelas culturas de amêndoa californiana, são variedades portadoras de um grão doce, suave e repleto de sabor.

O nosso azeite é de categoria superior, obtido unicamente por processos mecânicos e primeira pressão a frio. A azeitona é colhida no início da temporada da colheita, tornando este azeite caracteristicamente verde, que é depois aromatizado com ervas colhidas no monte.

A ideia Matreira surgiu no final de 2019 no seguimento da colheita da amêndoa. Em Almendra e arredores, nós e outros, prezamos ajudar e trabalhar directamente com produtores locais que preservam ainda os sabores genuínos desta região, mas que cujas quintas ficariam doutra forma ao abandono dado a falta de meios.

 

Assim damos continuidade à vida destas quintas, aproveitando as suas safras, como mantemos também um dos sabores tradicionais do nosso pais, em particular desta região que ainda não está esquecida. Os nossos produtos são 100% naturais, confeccionados de forma artesanal, sem aditivos ou conservantes.

 

A Mariana e o Hugo são um casal fixado entre Foz Côa e Figueira Castelo Rodrigo que aprecia viver rodeado de natureza. Aqui vivem em sintonia com o ambiente que os inspira a viver de uma forma mais simples, consciente e ecológica.